Projetos

A temática em questão: Educação em rede e pedagogia da virtualidade busca analisar elementos constitutivos da formação em rede na cibercultura. A modalidade de educação a distância, aberta, são estudadas no contexto presencial e virtual o que implica problematizá-las, discuti-las e contribuir com novas possibilidades de aprendizagem. A pedagogia da virtualidade encontra no sujeito da práxis, na educação popular, no conceito de rizoma e na mediação, elementos para dar organicidade ás práticas educacionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Integrantes: Margarita Victoria Gomez – Coordenadora.

ESTUDOS E PESQUISAS

GRUPREDE

O Grupo de Pesquisa- Educação em Rede:Cultura, ciência, tecnologia e formação (GRUPREDE) foi registrado em 2005 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e continua em outros espaços. O Gruprede iniciou suas atividades em 1998, no contexto dos Programas de Mestrado em Educação e além deles. [Embora, as atividades no ámbito da educação e do uso das tecnologias da pesquisadora se iniciam nos anos 80]. Considerando as alterações nas políticas educacionais – que determina que os mestrados sejam realizado sem dois anos e os doutorados de três e pela própria
flexibilização do trabalho docente, alguns dos integrantes são devires que chegam e logo partem para outros territórios com novas convergências práticas.
O grupo, reorganizado se caracteriza por trabalhar questões da ciência, da educação e da pedagogia, a partir da perspectiva da cultura digital. Esta perspectiva demanda uma compreensão dialética da técnica e da tecnologia, da arte, dos algoritmos, das plataformas e, hoje, da inteligência artificial. Para isso, ao revisitar as promessas da tecnologia em novas territorialidades e as próprias práticas num contexto planetarizado busca contribuir com a expansão da educação no jogo exclusão/inclusão, lucro e filantropia. Os pólos da oralidade, da escrita e da informática, em coexistência, atualizam essa compreensão nos referenciais político-pedagógicos para a formação a distância. Implicam, assim, os princípios da educação popular, a rede como rizoma que ao se expandir nela convergem as dimensões epistemológica, filosófica, ética-estética, política, organizacional e da subjetividade.

O Estudo em projeto inclui os mais vulneráveis com a utilização da educação presencial‐virtual e os dispositivos da cultura digital. Nesse sentido, incorpora a proposta de estabelecer um estudo, diálogo e uma reflexão acerca de políticas e  ações  vinculadas ao acesso aos direitos básicos dos migrantes à educação que no atual contexto socio-económico desenham uma singular geopolítica do conhecimento. E, nesta a proposta de Paulo Freire e outros pensadores, as/fazedores, as  da educação latino-­‐americana e do sul global, adquirem organicidade chegando a outras latitudes pelo diálogo.

Aos interessados em participar, a inscrição pode ser feita com envio de solicitação aos e-mails contato@pedagogiadavirtualidade.com.br ou pedagogiadavirtualidade@gmail.com